Gestação e Pilates
Na gestação ocorrem diversas mudanças no organismo de uma mulher, não apenas hormonais e emocionais, mas também físicas, destacando-se as mudanças posturais. Alteração do centro de gravidade, rotação da pelve, aumento da curvatura lombar e maior elasticidade dos ligamentos, favorecem sintomas como dor lombar queixa comum das gestantes durante esse período. Assim como os músculos abdominais que se distendem para acomodar o crescimento do bebê e por Isso, podem ficar enfraquecidos.
Os músculos do assoalho pelvico também sofrem grande pressão e tendem a se alongar ficando fracos, tendo como consequência em algumas mulheres problemas com escapes de urina ao tossir, espirar e dar risadas.
Os benefícios do Pilates para as gestantes são diversos, pois o método ajuda em todas as fases da gestação. E o mais importante, as aulas são adaptadas para a individualidade de cada mamãe. Os exercícios são executados de maneira controlada e visando os cuidados e o que precisa ser beneficiado em cada um dos trimestres da gestação.
Autor:
DRa EDNALVA FERREIRA