Conheça os benefícios que a Podoposturologia pode trazer para você.
Dores nas costas? Dores nos pés? Dores pelo corpo?
Conheça os benefícios que a podoposturologia pode trazer para você.
Podoposturologia é uma área da ciência que estuda a influência dos mecanorreceptores dos pés na postura corporal e no equilíbrio ortostático. Ela parte do princípio que o Sistema Nervoso Central utiliza as informações provenientes desses receptores localizados na pele da região plantar para reorganizar a postura e manter o equilíbrio.
A técnica é realizada por meio de palmilhas posturais, que são utilizadas para tratar e prevenir dores na região lombar, quadril, joelho, tornozelo e pé, além de atuar na correção das alterações posturais que podem modificar a biomecânica da pessoa, levando o corpo a adotar uma postura de compensação/adaptação.
As palmilhas estão indicadas para:
- Desequilíbrios estruturais ou posicionais do pé;
- Perda da capacidade de absorção do choque e áreas sensíveis à pressão;
- Lesões desportivas.
- Alterações do tipo de pisada (pronada ou supinada);
- Modificações do arco longitudinal medial (pé plano ou cavo);
- Áreas sujeitas a excessos de pressão, como nas metatarsalgias;
- Esporão de calcâneo;
- Fascíte plantar;
- Problemas no joelho;
- Perna curta;
- Dores na coluna e/ou no quadril; etc.
Na palmilha postural, podem e frequentemente são fixadas peças podais com o objetivo de diminuir ou corrigir os desequilíbrios da tensão muscular (tônus) e, desta forma, promover as simetrias do corpo e reduzir as disfunções nas informações que perturbam a postura e o equilíbrio.
Na avaliação para a confecção de uma palmilha postural, é imprescindível a observação das variáveis posturais estáticas e dinâmicas para a prescrição das peças podais. Portanto, as peças podais escolhidas em uma avaliação postural, são as informações necessárias para que o Sistema Nervoso Central regule a postura na forma desejada e possível. As palmilhas posturais podem promover a correção imediata dessas alterações.
Ação das palmilhas posturais vão além dos problemas dos pés e muitas vezes são prescritas para corrigir alterações posturais de indivíduos com pés normais e sem queixas podais.
Este tipo de tratamento é individual e necessita de acompanhamento constante. O tratamento não é feito isoladamente com palmilhas sendo ele complementar aos tratamentos médicos, fisioterapêuticos, odontológicos, ortópticos ou podológicos e outras técnicas estão associadas.
Autor:
DR. CARLOS FREDERICO BARBOSA