Fisioterapia respiratória e seus benefícios no pré-operatório

Caracterizada como sendo um conjunto de técnicas realizadas para prevenir e recuperar disfunções referentes ao processo de respiração, a fisioterapia respiratória promove a máxima funcionalidade para as pessoas que sofrem com disfunções respiratórias prevenindo, revertendo ou minimizando as disfunções pulmonares que são causadas por doenças como asma, tuberculose, pneumonia, entre outras. A especialidade utiliza estratégias, meios e técnicas de avaliação e tratamento que têm como objetivo melhorar o transporte de oxigênio.

De forma geral, diversas técnicas e procedimentos podem ser realizados, conforme os problemas respiratórios e a situação em que o paciente se encontra. Um bom exemplo é a indicação da Fisioterapia no pré-operatório de uma cirurgia torácica. A especialidade é importante para avaliar a capacidade respiratória do paciente e identificar riscos de desenvolver complicações pulmonares no pós-cirúrgico. Assim, é possível tomar ações que auxiliem na prevenção dessas complicações.

Na consulta são avaliados fatores fundamentais para a recuperação depois da cirurgia, como a força muscular inspiratória, a capacidade para tossir e o condicionamento físico. Cada um desses aspectos é avaliado através de aparelhos e testes funcionais. Somente após os testes da capacidade respiratória, o Fisioterapeuta tem condições de analisar o risco do paciente em relação ao desenvolvimento de eventuais complicações pulmonares. Uma vez identificado risco elevado ou moderado, o Fisioterapeuta poderá orientar quanto à realização de exercícios respiratórios antes da cirurgia, melhorando a capacidade pulmonar do paciente. Assim, é possível prevenir complicações e contribuir com uma melhor recuperação.

Autor:

DR MATHEUS FREITAS